O que é Avaliação?
Avaliar é uma prática importante, tanto no
que diz respeito às atividades desenvolvidas pelo homem, como se faz
presente em toda proposta educacional. Durante toda uma prática
educativa, ocorre uma constante avaliação por parte do corpo
educacional, como também por parte dos alunos quanto aos mesmos.
A verificação e a
qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e o final
das unidades didáticas visam sempre a diagnosticar e superar
dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a que continuem
dedicando-se ao estudo. Podemos dizer que o aproveitamento do aluno
reflete, em grande parte, a atuação didática do professor. Dessa forma, o
ato de avaliar fornece informações importantes que permitem verificar
diretamente o nível de aprendizagem dos alunos e também, indiretamente,
determinar a qualidade do processo de ensino e, consequentemente, o
sucesso do trabalho docente.
Avaliação Somativa, Formativa e Diagnóstica
* Diagnóstica ou inicial: é um levantamento das dificuldades do aluno, para que então, o professor possa atuar sobre elas, solucionando-as.
A avaliação diagnóstica é aquela que ao se iniciar um curso ou um
período letivo, dado à diversidade de saberes, o professor deve
verificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar
os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades
imprescindíveis de que os educandos possuem para o preparo de novas
aprendizagens.
* Formativa: é
uma avaliação que ocorre durante todo processo de ensino aprendizagem,
ela contribui para a melhora da aprendizagem do aluno, informando ao
professor os sucessos e fracassos. É um tipo de avaliação que orienta,
reforça, corrige, a fim de que o aluno sinta-se mais seguro e confiante.
A
avaliação formativa é aquela com a função controladora sendo
realizada durante todo o decorrer do período letivo, com o
intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos
previstos. Logo, a a avaliação formativa visa, basicamente, avaliar se o
aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da
aprendizagem, antes de prosseguir para uma outra etapa subsequente de
ensino-aprendizagem, os objetivos em questão. É através da avaliação
formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e
encontra estimulo para um estudo sistemático. Essa modalidade de
avaliação é orientadora, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do
professor . É motivadora porque evita as tensões causadas pelas
avaliações.
* Somativa: é
uma avaliação que ocorre no final de um ciclo ou bimestre. Determina
conhecimentos adquiridos e depois verifica por meio de uma prova. Nada
mais é do que o recebimento de um certificado, conclui-se com isso que é
uma avaliação do tipo classificatória.
A avaliação somativa
tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao
final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de
acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
Em resumo, a avaliação diagnóstica ocorre no início de um ciclo, a formativa durante o processo desse ciclo e a somativa no final do deste.
Em resumo, a avaliação diagnóstica ocorre no início de um ciclo, a formativa durante o processo desse ciclo e a somativa no final do deste.
Saiba mais sobre Avaliação Formativa e Somativa no vídeo abaixo:
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