Avaliação Somativa, Formativa e Diagnóstica

O que é Avaliação?


Avaliar é uma prática importante, tanto no que diz respeito às atividades desenvolvidas pelo homem, como se faz presente em toda proposta educacional. Durante toda uma prática educativa, ocorre uma constante avaliação por parte do corpo educacional, como também por parte dos alunos quanto aos mesmos.

A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e o final das unidades didáticas visam sempre a diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a que continuem dedicando-se ao estudo. Podemos dizer que o aproveitamento do aluno reflete, em grande parte, a atuação didática do professor. Dessa forma, o ato de avaliar fornece informações importantes que permitem verificar diretamente o nível de aprendizagem dos alunos e também, indiretamente, determinar a qualidade do processo de ensino e, consequentemente, o sucesso do trabalho docente. 

Avaliação Somativa, Formativa e Diagnóstica



* Diagnóstica ou inicial: é um levantamento das dificuldades do aluno, para que então, o professor possa atuar sobre elas, solucionando-as.


A avaliação diagnóstica é aquela que ao se iniciar um curso ou um período letivo, dado à diversidade de saberes, o professor deve verificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os educandos possuem para o preparo de novas aprendizagens.


* Formativa: é uma avaliação que ocorre durante todo processo de ensino aprendizagem, ela contribui para a melhora da aprendizagem do aluno, informando ao professor os sucessos e fracassos. É um tipo de avaliação que orienta, reforça, corrige, a fim de que o aluno sinta-se mais seguro e confiante.

 A  avaliação  formativa  é aquela  com  a  função controladora sendo realizada   durante   todo  o  decorrer  do   período  letivo, com o intuito de  verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos. Logo, a a avaliação formativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de prosseguir para uma outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem, os objetivos em questão. É através  da avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para um estudo sistemático. Essa modalidade de avaliação é orientadora, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor . É motivadora porque evita as tensões causadas pelas avaliações.


* Somativa: é uma avaliação que ocorre no final de um ciclo ou bimestre. Determina conhecimentos adquiridos e depois verifica por meio de uma prova. Nada mais é do que o recebimento de um certificado, conclui-se com isso que é uma avaliação do tipo classificatória.


A avaliação somativa  tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. 

Em resumo, a avaliação diagnóstica ocorre no início de um ciclo, a formativa durante o processo desse ciclo e a somativa no final do deste. 

Saiba mais sobre Avaliação Formativa e Somativa no vídeo abaixo:

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Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa?


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