Modelos de simulados para avaliações do PROALFA

Proalfa - Modelos e simulados


Conhecendo as avaliações e os indicadores educacionais


AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

As avaliações educacionais sempre estiveram presentes nas escolas por meio de provas, observações, registros e outros instrumentos elaborados pelos próprios professores. Elas também subsidiam as tomadas de decisões políticas, pedagógicas e administrativas. Podemos dividir as avaliações educacionais em dois tipos: externas e internas.


Avaliações Externas

Características Gerais: realizadas em larga escala e de natureza sistêmica.
Quem aplica: agente externo à escola.
Objetivo: diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, níveis e etapas de escolaridade.
Como são utilizadas: subsidiam a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais.
Quem utiliza: a escola, as SRE e o Órgão Central.
Exemplos: Simave (estadual), Saeb (nacional) e Pisa (internacional).

Avaliações Internas

Características Gerais: realizadas por agente interno na escola, em nível de turma, e
avaliam a aprendizagem.
Quem aplica: os professores.
Objetivos: obter informações sobre a aprendizagem dos estudantes nas diferentes
áreas do conhecimento.
Como são utilizadas: identificam os conhecimentos e habilidades aprendidas pelos
estudantes.
Quem utiliza: os professores e os especialistas em educação básica.
Exemplos: diagnóstica, intermediária, formativa, contínua e somativa.


COMPONENTES PARA ELABORAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Matriz de Referência

É um recorte do currículo e é formada por um conjunto de descritores que apresentam as habilidades mínimas esperadas para a aprendizagem dos estudantes, em determinado componente curricular e etapa de escolaridade.


Proficiência e Escala de Proficiência

Proficiência é a medida de desempenho dos estudantes nas habilidades avaliadas pelos testes, calculada por meio da TRI. A Escala de Proficiência permite que os resultados dos testes sejam traduzidos em diagnósticos qualitativos acerca do desempenho escolar. Através dela, o professor pode orientar seu trabalho pedagógico no que diz respeito às competências que já foram desenvolvidas pelos alunos, bem como ao grau em que o foram, permitindo visualizar os resultados a partir de uma espécie de régua, com valores ordenados e categorizados.


AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS


Como é realizada a avaliação educacional em Minas Gerais?

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, desde 2000, realiza o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública - SIMAVE , coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional . As avaliações do SIMAVE subsidiam as equipes pedagógicas da SEE/MG com dados e devolutivas para a realização das ações de intervenção pedagógica. Compõem o SIMAVE as avaliações externas (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – PROEB e Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA) e internas (Diagnóstica e Intermediária).


O que é o PROALFA?

É uma avaliação anual e censitária para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática.


O que é o PROEB?

É uma avaliação anual e censitária que avalia competências expressas pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática no 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 3º anos do Ensino Médio.
E a avaliação interna?
Semestralmente, a SEE/MG promove as avaliações Diagnóstica e Intermediária por meio do Sistema de Gestão das Avaliações da Aprendizagem - Banco de Itens. É um sistema online para geração e aplicação de provas e para a emissão imediata de relatórios e gráficos de resultados, após aplicação e/ou lançamento no sistema.


Avaliação Diagnóstica / Intermediária

Objetivo: verificar as habilidades/competências do currículo desenvolvidas no ano anterior (Diagnóstica) e no ano corrente (Intermediária).
Quando acontece: início do ano letivo (Diagnóstica) / Início do segundo semestre (Intermediária).
Disponibilização: Banco de Gestão das Avaliações da Aprendizagem - Banco de Itens.
Quem realiza: estudantes do 3º Ano do EF ao 3º Ano EM.
Qual formato de aplicação: online ou impressa pela escola.
Produtos gerados: Mapa de Resultados e Gráfico com Percentual de Acertos por Descritor.


Como tenho acesso aos resultados das avaliações externas e os indicadores da escola?

A SEE/MG disponibiliza os dados da escola no Sistema de Monitoramento da Aprendizagem , ferramenta online que apresenta, de forma consolidada, os dados provenientes das avaliações do Proalfa e Proeb, além de informações administrativas e indicadores educacionais.


Como interpretar e entender os dados e indicadores da escola?

Por meio dos Itinerários Avaliativos, que têm como objetivo apoiar gestores, especialistas e professores na gestão dos processos educacionais, ajudando a escola a refletir e entender melhor seus dados e indicadores educacionais. Além disso, em 2019, os Itinerários estão subsidiando a elaboração dos Projetos Político Pedagógicos - PPP.

Conheça o site do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública – SIMAVE. Acesse: http://www.simave.caedufjf.net/


PROALFA

O PROALFA integra o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) e avalia os alunos do 2° e 3º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e, a partir de 2017, em Matemática. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos. A primeira aplicação do Proalfa foi realizada em 2005, de forma amostral, e desde então o programa passou por sucessivas ampliações, como demonstra o quadro a seguir:

2005
Avaliação amostral – 2º ano do EF (apenas Rede Estadual)
Língua Portuguesa – Leitura

2006
Avaliação amostral – 2º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura

Avaliação censitária – 3º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura

2007 – 2014
Avaliação amostral – 2º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura

Avaliação censitária – 3º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura

Avaliação amostral – 4º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura

Avaliação censitária baixo desempenho¹

2015 – 2016
Avaliação censitária – 3º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura

2017
Avaliação censitária – 3º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura e Escrita
Matemática

2018
Avaliação censitária – 2º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura
Matemática

Avaliação censitária – 3º ano do EF
Língua Portuguesa – Leitura e Escrita
Matemática

A incorporação de novas etapas ao longo das edições do PROALFA visou à promoção de um diagnóstico cada vez mais abrangente dos processos de alfabetização e letramento na rede pública em Minas Gerais, a partir da implantação do Ensino Fundamental de nove anos.


Matrizes de Referência

Língua Portuguesa
2º ano do Ensino Fundamental
3º ano do Ensino Fundamental

Matemática
2º ano do Ensino Fundamental
3º ano do Ensino Fundamental


Resultados de Participação e Desempenho


Os indicadores de participação (abrangência e adesão) e desempenho (proficiência e indicação/distribuição dos estudantes por padrão de desempenho) estão disponíveis para o estado e para as escolas (em modo protegido, com acesso exclusivo por meio de usuário e senha específicos).
Os indicadores de desempenho, por sua vez, são calculados através da metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração modelos estatísticos capazes de determinar um valor/peso diferenciado para cada item respondido e, com isso, estimar o que o estudante é capaz de (saber) fazer. Esses resultados admitem comparabilidade entre edições.

Nota

Como procedimento de arredondamento, o CAEd utiliza para a divulgação de todos os seus resultados o descrito na Resolução nº 886/66 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Portanto, é possível, em alguns casos, que a soma dos valores não totalize 100%, sem que isso, no entanto, acarrete prejuízo à legitimidade dos resultados. Um exemplo prático é a situação na qual três alunos avaliados encontram-se em três Padrões de Desempenho diferentes, sendo um aluno em cada padrão. Nesse caso, temos que o percentual de distribuição por padrão de desempenho é a dízima periódica 33,33333333%, cuja soma não totaliza 100%.

Já para a apresentação do percentual de alunos por Padrão de Desempenho, convencionou-se utilizar uma casa decimal.

Consulte aqui os resultados de - Proficiência e Participação por escola.


SIMULADOS PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA


Simulado PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA

Simulado PROALFA


Para baixar outros modelos de simulados do PROALFA, acesse os links abaixo:


Conheça também o Caderno de Atividades de Preparação para o PROALFA:



Se você gostou do Caderno de Atividades de Preparação para o PROALFA, pode baixá-lo aqui:




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